Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$inside_view is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 116
Portugal além de Lisboa e Porto: Conheça as Aldeias do Xisto
Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

*Zuleica Coimbra Mesquita, especial para o Blog

Portugal é um país muito pequeno se o comparamos, por exemplo, aos Estados Unidos da América ou ao Brasil, de dimensões continentais. Isto faz da terra lusitana um prato cheio para aqueles que viajam em busca das muitas atrações que a Europa oferece ao turista das Américas. Não é preciso viajar horas para se encontrar as mil e uma atrações que Portugal disponibiliza com boa infraestrutura turística ao viajante: ótimas estradas, comida farta e barata e uma boa rede de hospedagem que se estende por todo o país.

Aldeias do Xisto Aldeias do Xisto

Já fui mais que uma dezena de vezes a Portugal e ainda há muito o que conhecer. Parece que as atrações se multiplicam a cada viagem. Há sempre mais para se ver. Na última viagem conheci três das Aldeias do Xisto que já estavam na minha lista de desejos há bastante tempo. Eu estava hospedada em Coimbra, uma cidade estratégica para quem quer conhecer o país. Localizada entre Lisboa e Porto, a velha Coimbra, além de suas atrações próprias, coloca o viajante em privilegiadas condições geográficas para, em curtas excursões de um dia, ou até mesmo de meio dia, visitar muitos lugares interessantes. Já escrevi um pouco sobre Coimbra em outro post.

Aldeias do Xisto Aldeias do Xisto

Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto, pequenos vilarejos que datam do século XVII, são lugares imperdíveis e distam, algumas delas, cerca de 40 km de Coimbra. Para os que têm mais tempo e querem explorar mais detidamente esses recantos rústicos, vale hospedar-se na Vila de Lousã, que tem opções de hospedagem mais simples, mas fica muito próxima das aldeias. É só subir a encosta e contemplar, penduradinhas na Serra de Lousã, essas vilas pequeninas que se assemelham a presépios. A maioria das casas é construída em xisto, uma pedra escura natural da região. São vilas encantadoras. Abandonadas pelos moradores que migraram em busca de melhores condições de vida, essas aldeias permaneceram longos anos no esquecimento. Algumas delas mantiveram apenas um ou dois moradores, outras, nenhum. Viveram, em seus melhores dias, de recursos locais: agricultura, pastoreio e eram autossuficientes.

Talasnal
Talasnal

Placa cerdeira talasnal

Atualmente, um programa do governo de recuperação das Aldeias do Xisto tem revitalizado esses antigos povoados capacitando-os para receber turistas. Várias casas já restauradas, rústicas, mas com bastante conforto, podem ser alugadas para período de férias ou feriados. Já contam com escritório de turismo para orientar os visitantes. Nas três aldeias – Candal, Talasnal e Cerdeira – encontramos alguém para nos receber e dar informações, mesmo no meio da semana. O acesso se faz por estrada asfaltada dentro da mata de pinheiros, onde animais silvestres podem ser vistos. Dirija com atenção! É um paraíso para qualquer fotógrafo, mesmo amador. Não é preciso muito esforço para se conseguir fotos fantásticas!

Saindo de Coimbra

Fizemos a visita a essas aldeias em apenas uma manhã, partindo de Coimbra, na companhia de dois jovens guias turísticos que nos apanharam no Hotel. Na volta, nos deixaram no Restaurante “Adega Paço do Conde”, na Rua Paço do Conde, centro histórico de Coimbra. Ali encontramos uma imensa grelha com uma enorme diversidade de peixes. Foi só escolher e aguardar os acompanhamentos que não são poucos e o garçom traz à mesa com presteza.

Se você está em Coimbra, não perca: as Aldeias do Xisto esperam por você. Pé na estrada. Não tem erro e, na volta, o almoço tá na grelha. Sirva-se!

*Foto em Destaque: Tânia & Artur, CC BY-NC-ND 2.0

 

Sobre a autora: Zuleica Coimbra Mesquita ama viagens. Mais do que visitar monumentos explorados nas rotas turísticas, procura afundar-se pelos becos e ladeiras das cidades que visita, em busca de captar o espírito do lugar, a alma do povo.

Leia Também:
[content_band style=”color: #fff;” bg_image=”https://omiradouro.com.br/wp-content/uploads/2017/08/pastel-de-nata-belem.jpg” parallax=”true” border=”all” inner_container=”true”] [custom_headline style=”margin-top: 0;text-shadow: 1px 2px 2px rgba(0, 0, 0, 1); color: #FFFFFF;” level=”h3″ looks_like=”h2″]Pastel de nata ou de belém? Melhor comer os dois[/custom_headline] [/content_band]

Deixe um comentário