Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$inside_view is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 116
O que ver em Edimburgo, a bela capital da Escócia
Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Na minha segunda passagem pelo Reino Unido, decidi dar uma esticada até a Escócia. Estava na região central da Inglaterra visitando um amigo, e pegamos um voo de Birmingham até Edimburgo. Haviam me falado que o passeio de trem até lá era belíssimo e que valia a pena. O problema era que além de a passagem de trem ser mais cara, o tempo estava meio contado e gastaríamos um pouco mais nos deslocando até lá. A Inglaterra está entre os destinos que contam com maior número de vôos destes mais baratos – com empresas tipo budget – e não foi difícil encontrar uma passagem baratinha.

Edimburgo
Foto: Pixabay.

Pouco tinha ouvido falar da Escócia como destino turístico até então. Não sei ao certo dizer por que, mas sempre fui muito curioso em relação ao país. Essa minha curiosidade acabou me levando a um dos lugares mais bonitos que já conheci. Edimburgo é a capital da Escócia, com cerca de 500,000 habitantes. Ela é dividida entre a parte nova (new town) e a antiga (old town).

É claro que parte “nova” é só comparativamente ao centro histórico, pois seus edifícios datam da época do iluminismo escocês, com a maioria das construções do século XVIII e XIX inteiramente preservadas. Já a old town conta com boa parte do plano da cidade e construções medievais intactas. Então, o contraste entre as duas partes da cidade está nas ruas organizadas e paralelamente planejadas da parte nova, com as vielas e becos da old town. Durante meus dias por lá, passei a maior parte do tempo na parte antiga.

edimburgo
Vista da cidade nova e velha

Cidade Velha

É claro que como toda cidade medieval, não poderiam faltar castelos e palácios para ver e visitar. Os prédios mais antigos do castelo de Edimburgo datam do século XII. São vários edifícios que podem ser visitados, com museus e exposições interessantes, como a coleção das jóias da Coroa. Outra coisa espetacular do Castelo é que ele fica em cima de uma rocha de origem vulcânica. Assim, ele pode ser avistado de vários pontos da cidade e – ao mesmo tempo – tem uma vista panorâmica muito legal de outros pontos de Edimburgo. Visitar o castelo é obrigatório para quem vai à cidade.

Edimburgo, com Castelo ao fundo
Edimburgo, com Castelo ao fundo. Foto: Pixabay.
Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo. Foto: Pixabay.

Já o Palácio de Holyroodhouse é a residência oficial da Monarquia Britânica na Escócia. Já foi moradia de vários reis e rainhas. Apesar de ainda servir como uma das residências oficiais da Rainha da Inglaterra, há partes que estão abertas à visitação pública.

Palácio de Holyroodhouse
Palácio de Holyroodhouse. Foto: Pixabay.

Royal Mile

À parte dos monumentos a visitar em Edimburgo, o que mais vale na cidade é caminhar pelo centro histórico. A sucessão de ruas que liga o castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse se dá o nome de Royal Mile, e este é uma das caminhadas mais bonitas da cidade. O nome de Royal Mile (Milha Real) tem origem ainda no século XII, quando o caminho era conhecido como via regis (caminho real). Por ter a distância de aproximadamente uma milha escocesa (quase 2km), posteriormente ficou conhecida como Milha Real.

Royal Mile, Edimburgo
Royal Mile. Foto: Pixabay.

Descendo da parte alta – junto ao castelo – em direção ao palácio, passa-se pela St. Giles Cathedral. A igreja, fundada no século XII, tem um simbolismo histórico por ser considerada o berço do presbiterianismo. Isto porque era a Igreja de um líder do reformismo da igreja escocesa do século XVI, John Knox. Ele é uma figura histórica importante da cidade. Uma das casas em que viveu, também na Royal Mile, foi totalmente preservada e pode ser visitada.

Catedral St Giles
St. Giles Cathedral. Foto: SK. CC BY-NC-ND 2.0.

A Royal Mile talvez tenha a maior concentração de lojinhas de souvenir da cidade. Se quiser levar um kilt (aquele saiote que os escoceses usam), um whisky ou um cachecol com a famosa estampa quadriculada escocesa, certamente vai encontrar por lá.

Gift Shop Royal Mile, edimburgo
Kilts escoceses a venda na Royal Mile. Foto: SK. CC BY-ND 2.0.

Bem antes de chegar no Palácio de Holyroodhouse, o Parlamento Escocês vai chamar a sua atenção. Isto porque é uma estrutura moderna, que contrasta com os prédios centenários da old town. O prédio começou a ser construído em 1999, com o projeto de um arquiteto espanhol. Esse contraste entre a modernidade do prédio e a cidade velha não foi muito unanimidade na cidade. Houve muita controvérsia sobre a escolha do arquiteto, do projeto e do local da construção por conta disso. É possível fazer a visita ao interior do prédio. Como não demora muito, vale a pena dar uma conferida, pois o desenho do prédio é realmente bem diferente.

Parlamento escocês
Parlamento escocês: contraste entre o novo e o velho. Foto: Eddie Truman. CC BY-NC 2.0.

Passeios bate-e-volta

Edimburgo é uma cidade que realmente me encantou. Ainda por cima, têm o bônus de ter uma série de passeios tipo bate-e-volta que se pode fazer a partir dela. Fiz dois destes passeios e realmente valeu a pena. Em geral vão em direção ao norte do País – as highlands escocesas – que são famosas pela sua beleza natural. Já contei um pouquinho sobre o passeio que fiz por lá – visitando o famoso Lago Ness – aqui. Os guias são sempre muito simpáticos e bem-humorados. Só não vale a pena fazer os passeios se o tempo estiver fechado. Como o que vale é o cenário, a experiência fica bastante prejudicada nos tradicionais dias de chuva do Reino Unido.

Edimburgo

Edimburgo ainda não entrou no seu radar?! Está esperando o quê?!

 

Sobre o autor: Nuno Coimbra Mesquita é amante de vistas. Do alto se enxerga mais longe, se aprecia a paisagem e refazem-se os planos. Numa vida passada foi cientista político, com doutorado pela Universidade de São Paulo.

 

 

Leia Também:
[content_band style=”color: #fff;” bg_image=”https://i2.wp.com/omiradouro.com.br/wp-content/uploads/2017/09/escocia-highlands-lago-ness-viagem3.jpg” parallax=”true” border=”all” inner_container=”true”] [custom_headline style=”margin-top: 0;text-shadow: 1px 2px 2px rgba(0, 0, 0, 1); color: #FFFFFF;” level=”h3″ looks_like=”h2″]HIGHLANDS DA ESCÓCIA E LAGO NESS: PARA ALÉM DO MONSTRO[/custom_headline] [/content_band]

Deixe um comentário