Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$inside_view is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 116
Highlands da Escócia e Lago Ness: para além do monstro
Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Você certamente já ouviu falar do mundialmente conhecido mito do monstro do Lago Ness, mesmo que não soubesse que o mesmo fica na região norte da Escócia. Inúmeros avistamentos de um suposto animal marinho da região (que nunca chegou a ser comprovado, claro!) foram, ao longo dos anos, alimentando a história. Foram tantos relatos de pessoas que viram alguma coisa que se assemelhasse a um animal da era dos dinossauros, que o tal monstro não só entrou para o folclore da região, como ficou conhecido mundo afora. Por conta de sua fama internacional, é uma das grandes fontes de visitas turísticas ao local, com direito a passeios de barco para a “busca” do Nessie (como carinhosamente é chamado o monstrinho pelos cidadãos locais).
O lago fica a uns 220km de Glasgow e 250km de Edimburgo, e há opções de “day trips” das duas cidades para visitar o local. Os tours têm alguns elementos daquelas armadilhas de turistas, aqueles passeios artificiais feito só para os visitantes, que são mais um caça níquel do que qualquer outra coisa. Mas se engana quem pensa que uma visita ao local se resume a isso.

Lago ness
Margens do Lago Ness, em Fort Augustus

As Highlands

O Lago Ness – cenário idílico da lenda, que data ainda da antiguidade – fica na conhecida região montanhosa das Highlands escocesas. É conhecida pela beleza da paisagem, que alterna um infindável estoque de montanhas e belos Lochs (como os escoceses chamam seus lagos), e que formam a região.

Highlands, Escócia
Highlands com seus lagos e montanhas

Apesar de ocupar dois terços da área da Escócia, a região é esparsamente povoada, e algumas vilas isoladas podem ser alcançadas apenas de barco. A área está entre as maiores de natureza intocada do continente europeu, e conta com belos vales que compõe o cenário. Dentre os mais conhecidos está o Glen Coe, formação de origem vulcânica que é um dos lugares de maior beleza da Escócia.

Glen Coe, Escócia
Glen Coe, nas Highlands Escocesas

O Lago Ness pode ter ficado conhecido pela lenda do monstro, mas engana-se quem acha que é um lago qualquer. Trata-se do segundo maior lago escocês por área de superfície (com 56km2). É também o maior por volume de água nas ilhas britânicas, devido à sua grande profundidade. À beira da ponta sul do lago, está a vila de Fort Augustus. Com algumas poucas centenas de habitantes, a vila é ponto de partida de passeios de barco. É claro que o monstro é a principal atração do local, o que faz com que a venda do passeio tenha seu lado “tourist trap”. Se fosse só por isso, valeria a pena evitar, mas a beleza do local às margens do lago é suficiente para se desligar das histórias dos avistamentos contados pelo guia local, e apreciar a paisagem. Além da beleza natural, há também as ruínas do Castelo Urquhart, que fica a menos de 30km de Fort Augustus. É possível visitar o local, de onde se pode conseguir belas imagens com o Lago Ness ao fundo. Construído entre os séculos XIII e XVI, o local foi cenário de uma rica história. Largamente abandonado desde o século XVII até o século XX, seu cuidado passou então ao Estado, sendo aberto para visitação pública.

Castelo de Urquhart - Escócia
Castelo de Urquhart, às margens do Lago Ness

Ao norte do Lago Ness: Inverness
Nem só de belas passagens vive a região das Highlands. Considerada a capital da região, Inverness é a cidade mais ao norte do Reino Unido. Acima dela ficam apenas pequenas e isoladas vilas. Quando estive na Escócia, cheguei apenas até Fort Augustus, e não tive a oportunidade de conhecer esta cidade. Mas gostei tanto do País – e principalmente da região norte – que certamente incluirei o destino no meu roteiro para minha próxima viagem pela região. Com cerca de 50 mil habitantes, a cidade situa-se em um ponto privilegiado para quem tem mais uns dias para conhecer as Highlands.

inverness
Inverness. Foto: Adam Court. CC 2.0.

Vale a pena?

Os passeios do tipo “bate e volta” que saem das principais cidades da Escócia – Glasgow e Edimburgo – são bem cansativos, pois são uma boa esticada até o Lago Ness. Como o que vale a pena é a beleza da paisagem natural, talvez o passeio seja uma furada nos tradicionais dias de tempo fechado que o país enfrenta. Tive a sorte de ir em um desses passeios com o tempo aberto, e a paisagem realmente compensou. Se for passar mais dias na Escócia, certamente gastar um pouco mais de tempo pelas Highlands é obrigatório. Quando estive por lá, meu tempo estava contado, e o bate e volta foi a única alternativa. Saí de Edimburgo (que é uma das cidades mais bonitas que já estive!) e não me arrependi do dia gasto no passeio. Por isso meu próximo roteiro certamente incluirá uns dias em Inverness, para aproveitar melhor a Região. A vista da natureza local é o que vale a viagem até lá, mas é claro que conhecer o local de uma lenda mundial é um bônus do viajante!

 

Sobre o autor: Nuno Coimbra Mesquita é amante de vistas. Do alto se enxerga mais longe, se aprecia a paisagem e refazem-se os planos. Numa vida passada foi cientista político, com doutorado pela Universidade de São Paulo.

 

 

Leia Também:
[content_band style=”color: #fff;” bg_image=”https://i2.wp.com/omiradouro.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Oxford-viagem-bate-e-volta-3.jpg” parallax=”true” border=”all” inner_container=”true”] [custom_headline style=”margin-top: 0;text-shadow: 1px 2px 2px rgba(0, 0, 0, 1); color: #FFFFFF;” level=”h3″ looks_like=”h2″]BATE E VOLTA EM OXFORD DESDE LONDRES [/custom_headline] [/content_band]

Uma resposta

  1. Granada e Sevilha são lindas, cada uma diferente da outra, uma mais interessante que a outra!… Ja fui 2 vezes, além da arquitetura, as cidades são agradáveis e comida gostosa. A Mesquita de Córdoba é linda por dentro, mas muito interessante, tbm, a cidadezinha de Ronda, na região.

Deixe um comentário