Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$inside_view is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 116
Bate e volta em Oxford desde Londres
Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Se estiver em Londres com uns dias a mais, pensando em alguma opção de passeio bate e volta, Oxford, a menos de 100km da capital britânica, é uma ótima alternativa. A cidade de pouco mais de 160 mil habitantes é mundialmente conhecida por sua universidade, considerada a mais antiga do mundo de língua inglesa. Ainda que não tenha uma data de fundação conhecida, há registros de haver ensino na instituição ainda no século XI, tendo crescido muito no século seguinte.

A Universidade de Oxford tem um modelo distinto das universidades brasileiras. Ao invés de um grande campus, onde se concentram a maioria dos cursos, são várias as instituições que compõe a universidade. São 38 Colleges autônomos, com prédios dispersos por toda a cidade. Assim, passear por Oxford é ir aos poucos conhecendo os diversos Colleges da Universidade.

University College, oxford
University College

Christ Church: cenário de Alice no País das Maravilhas e Harry Potter

Um dos Colleges mais conhecidos é o de Christ Church. Fundado em 1546 pelo Rei Henrique VIII, este é um dos maiores da Universidade de Oxford, além de ter uma das arquiteturas mais belas. É talvez a instituição que mais teve alunos notáveis incluídos no seu corpo discente, incluindo primeiros ministros, arcebispos e figuras importantes na história inglesa como o filósofo John Locke e o escritor Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carrol, autor de Alice no País das Maravilhas. Dizem que o livro teve como musa inspiradora Alice Liddell, filha do reitor da instituição à época em que Carrol estava em Christ Church. O refeitório, conhecido como Hall, tem várias referências em homenagem ao escritor e sua obra mais famosa. Além disso, também serviu como inspiração (com a construção de uma réplica) para o refeitório de Hogwarts, dos filmes do Harry Potter. Aliás, para quem é fã da série, Oxford  – e principalmente Christ Church – teve uma série de lugares que serviram como locação para o filme, além da cidade de Londres é claro. É possível conhecer muitos destes lugares e já existem empresas de turismo que fazem o passeio guiado, explorando cada cantinho usado nos filmes.

Christ Church College, oxford
Christ Church College, Foto: Gautier Poupeau. CC 2.0.

Bodleian Library e Castelo de Oxford

Além dos diversos colleges da universidade por toda a cidade, existem diversos outros locais de interesse. Um deles é uma das bibliotecas mais antigas da Europa, a Bodleian Library, que também foi um dos cenários do Harry Potter. A biblioteca é composta por uma série de prédios, sendo os mais conhecidos o da Biblioteca Antiga (Old Library) e o Radcliffe Camera, um dos cartões postais da cidade.

Old Library bodleian
Pátio interno da biblioteca antiga
Radcliffe Camera, Oxford
Radcliffe Camera

Dentre os museus, é possível visitar gratuitamente o de história Natural, também conhecido como Oxford University Museum. Outro museu de referência é o Ashmolean. Considerado museu público mais antigo do Reino Unido (fundado em 1677), contém obras de arte e relíquias arqueológicas. Como a maioria das cidades históricas europeias, também não poderia faltar um castelo. O Oxford Castle, construído no século XI, foi durante grande parte de sua história utilizado como prisão, chegando a funcionar até 1996. É possível subir na torre de St. George, uma das estruturas mais antigas da cidade. De lá, se tem uma bela vista de Oxford, de onde se tem uma perspectiva privilegiada, incluindo diversos dos colleges da universidade.

Oxford castle, Foto: Meraj Chhaya. CC 2.0.
Sheldonian Theatre, oxford
Sheldonian Theatre

Saxon Tower: estrutura mais antiga da cidade

Outro ponto alto da cidade, este sim o mais antigo da cidade, é a Saxon Tower, construída em 1040. A torre fez parte da igreja de St. Michaels Northgate. Apesar de sucessivas remodelações da Igreja ao longo do tempo, a torre sobreviveu ao tempo, sendo o que sobrou de construção do estilo românico em Oxford.

St Michael at the Northgate e Saxon Tower
St Michael at the Northgate e Saxon Tower, Foto: Robert Cutts. CC 2.0.

Saindo de Londres

A história de Oxford é rica e se confunde com a história do Reino Unido, que pode ser toda explorada com um dia de passeio. O jeito mais fácil de chegar a Oxford de Londres é de ônibus, que sai de Victoria Station. São vários ônibus por hora, a depender do horário do dia, e é possível apanha-lo em outros pontos da cidade. Uma das companhias que faz o trajeto é a Oxford Tube, e é bom lembrar que comprar bilhetes de ida e volta sai mais barato.

 

Sobre o autor: Nuno Coimbra Mesquita é amante de vistas. Do alto se enxerga mais longe, se aprecia a paisagem e refazem-se os planos. Numa vida passada foi cientista político, com doutorado pela Universidade de São Paulo.

 

 

Leia Também:
[content_band style=”color: #fff;” bg_image=”https://i2.wp.com/omiradouro.com.br/wp-content/uploads/2017/09/escocia-highlands-lago-ness-viagem3.jpg” parallax=”true” border=”all” inner_container=”true”] [custom_headline style=”margin-top: 0;text-shadow: 1px 2px 2px rgba(0, 0, 0, 1); color: #FFFFFF;” level=”h3″ looks_like=”h2″]HIGHLANDS DA ESCÓCIA E LAGO NESS: PARA ALÉM DO MONSTRO[/custom_headline] [/content_band]

Deixe um comentário