Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$inside_view is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 116
Comida Japonesa.... no Japão (não é como você pensa)!
Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Para você que pensa em ir ao Japão, já imagina as comidinhas bacanas que vai comer por lá. Sushis, sashimis, tempurá, …. a lista é grande. Mas a comida no Japão pode surpreender muito apreciador destas iguarias por aqui. A comida japonesa que temos no Brasil, na verdade, é uma versão tupiniquim dos originais do Japão. Por lá, a comida pode ser bem diferente do que você imagina.

bentô japonês
Bentô: a tradicional marmitinha japonesa
Tofu japão
O tofu é um ingrediente sempre presente na culinária japonesa. Foto: Pixabay.

O brasileiro é um povo bem inventivo. Adora pegar qualquer iguaria e colocar o seu toque especial. Na comida japonesa, os tradicionais sushis ganharam versões, seja com cream cheese, ou os tipo california, com frutas. As adaptações levaram em consideração o paladar ocidental. Em geral, por aqui, os pratos ficaram mais salgados. Por lá, o paladar é um pouco mais suave e adocicado, e isso muda bastante o sabor dos mesmos pratos em comparação aos que encontramos por aqui. Outra fonte de mudanças tem a ver com a origem dos ingredientes que usamos, além da diferença no preparo. O nosso shoyu, por exemplo, costuma ser mais salgado, além de levar mais ingredientes artificiais, como corantes. No Japão, o processo geralmente é feito apenas com ingredientes naturais, além de possuir uma variedade maior que por aqui. Além disso, os japoneses usam o shoyu com bem mais parcimônia do que nós. No sushi, por exemplo, se coloca um pouco sobre o peixe, e não sobre o arroz, como fazem os brasileiros.

O arroz é o segredo!

Por falar em arroz, há uma preocupação bem maior com este ingrediente nos pratos feitos por lá. Tudo tem que estar perfeito, inclusive a maneira como se prensa. Como aqui o costume é encharcar os sushis com shoyu, o arroz precisa estar mais prensado do que como eles costumam preparar por lá.

arroz japão
O arroz é ingrediente chave! Foto: Pixabay.
Arrozal Japão
Arrozal pra não faltar o ingrediente principal! Foto: Pixabay.

Sushis a perder de vista

Apesar de termos uma variedade enorme de sushis por aqui, fruto da criatividade brasileira, não significa que há menor variedade por lá. Na verdade, o Japão tem uma diversidade muito maior de peixes e frutos do mar, que saem da mesmice do tradicional atum, salmão ou os de carne branca que servimos em terras brasucas. Além disso, prepare-se para encarar sushis bem maiores do que os que temos por aqui!

Sushi japão
Sushis: sempre uma variedade enorme de peixes. Foto: Pixabay.

Yakisoba: igual só no nome

Alguns pratos como a yakisoba, são totalmente diferentes. A versão que temos por aqui tem mais a ver com a variante chinesa. Por lá, é só a massa (bem mais fininha), com alguns poucos pedaços de repolho e gengibre em conserva (as vezes finas fatias de carne), com um toque ligeiramente adocicado.

Yakisoba japão
Yakisoba tradicional. Foto: Hajime Nakano. CC 2.0.

Leia Também:
[content_band style=”color: #fff;” bg_image=”https://omiradouro.com.br/wp-content/uploads/2017/08/pastel-de-nata-belem.jpg” parallax=”true” border=”all” inner_container=”true”] [custom_headline style=”margin-top: 0;text-shadow: 1px 2px 2px rgba(0, 0, 0, 1); color: #FFFFFF;” level=”h3″ looks_like=”h2″]Pastel de nata ou de belém? Melhor comer os dois[/custom_headline] [/content_band]

Café da manhã que parece almoço

Como o brasileiro vai comer comida japonesa no almoço ou no jantar, não imagina que por lá, o café da manhã também é reforçado. Gostam de tomar uma sopinha de missoshiru, um peixe e um arroz. Como não se cultiva muito o hábito de escovar os dentes por lá (vishhh..), é sempre possível adivinhar o cardápio que o pessoal comeu pela manhã! O japonês é muito tradicional, mas também adora uma praticidade. A variedade de comidas instantâneas é imensa. Além do tradicional miojo, tem todo tipo de massas, sopas, sanduiches,… só adicionar água – ou colocar no micro-ondas – e pronto!

café da manhã japão
Café da manhã dos campeões. Foto: Toyohara. CC 2.0.
Lamen instantaneo
Opções de comidas instantâneas. Foto: Fabien. CC 2.0.

Uma ajudinha para escolher

Já começou a ficar com água na boca de tanto falar de comida? Pode preparar as suas malas e não se preocupe com o idioma. Quem não sabe japonês não passa muito aperto para escolher as comidas. Tem sempre uma replica do menu na vitrine para te ajudar a escolher. É só apontar e falar: korê, korê, korê (esse, esse e esse). E não pense que só vai encontrar comida japonesa. Eles adoram comida internacional, e você pode encontrar massas, pizzas, carnes e uma infinidade de outros pratos que fogem do que você está acostumado por aqui, tudo com o toque e adaptado para o paladar japonês.

vitrine comida plastico japão
Tem sempre uma colinha na vitrine para ajudar a escolher! Foto: Pixabay.

Para arrematar, apesar do custo de vida no Japão ser alto, há sempre opções baratas de comidas. Então, se está pensando em ir ao Japão, pode ir treinando suas técnicas de uso do hashi!

 

Sobre a autora: Erica Tieri é amante das coisas boas da vida. Tem paladar.. e apetite.. apurados prontos a experimentar qualquer delícia nova que se apresente.

 

 

2 respostas

Deixe um comentário