Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$inside_view is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 116
4 razões para visitar Granada (Além da Alhambra!)
Deprecated: Creation of dynamic property Tco_Email_Integration_View_Handler::$data_cache is deprecated in /home2/omira034/public_html/wp-content/plugins/tco-email-forms/email-integration/functions/framework/view-handler.php on line 109

Granada é um dos principais destinos turísticos da Espanha, e na minha opinião, o mais bonito. Grande parte do apelo da cidade vem de seu principal ponto turístico: a Alhambra. Em 2016, chegou ao recorde histórico de visitas. Mais de 2,600,000 pessoas passaram pelo complexo de origem árabe que data do século IX. A cidade fica no sul do País, na região da Andaluzia, que esteve sob o domínio árabe desde o século VIII, e por lá permaneceu por 8 séculos. A influência de todo esse período é fortemente sentido na arquitetura de toda a região, em especial em Granada.

Granada, espanha
Em Granada há lugares com belas vistas por toda a parte

O Complexo da Alhambra

Sem dúvida a Alhambra é o ponto alto (em todos os sentidos) da cidade. Trata-se de um complexo palaciano e fortaleza que funcionou como residência de monarcas durante o domínio árabe. Visitar Granada requer uma passada obrigatória pela Alhambra, por isso certifique-se de reservar seu bilhete com antecedência. As visitas ao local são limitadas, e corre-se o risco de não conseguir entrar se deixar para última hora para comprar seu bilhete.

Palácios Nazaries
Palácios Nazaries
Patio de los Leones
Patio de los Leones

Granada é muito mais do que a Alhambra:

1. Albaicín

Na colina oposta à Alhambra (e com maravilhosas vistas para ela) está Albaicín, antigo bairro árabe. É a parte mais antiga da cidade, com as típicas casinhas brancas, ruas estreitas e belos carmens. É como eles chamam as casas típicas de lá, geralmente com belos jardins. Muitos são bares ou restaurantes, de onde se pode comer ou beber algo apreciando a bela vista.

Albaicín Granada
Albaicín visto da Alhambra
Albaicín, granada
Rua simpática no bairro de Albaicín

Por falar em comer, você já deve ter ouvido falar das famosas tapas espanholas, aquela variedade infinita de tira-gostos típicos do país. Pois aqui elas encontram sua expressão máxima. Isto porque há muitas cidades na Espanha, em especial no sul do país, em que as tapas são um verdadeiro fenômeno cultural. Pois Granada é um destes lugares. A graça está em pedir uma bebida em qualquer destes bares, e ser servido uma porção de tapas (de graça!). O legal é ir caminhando pela cidade, aproveitando os diferentes pontos com vistas espetaculares para a Alhambra, e fazendo os pit stops para se refrescar. Cada lugar tem sua própria variedade de tapas e você vai experimentando todas!

Albaicín, Granada
Pracinha em Albaicín, com lugares bacanas para apreciar umas tapas!

Um dos pontos altos mais bacanas do bairro de Albaicín, é o Mirador de San Nicolas. Bem no alto do bairro, tem a melhor vista da Alhambra. É local para admirar o por do sol e conseguir as melhores imagens do principal ponto turístico da cidade. Na pracinha do Mirador, tem a Igreja de San Nicolas. É uma paróquia bem simples, mas é possível subir até a torre e ter uma vista ainda mais alta da cidade. Ao lado fica a mesquita de Granada, com belos jardins em seu pátio interior.

Torre Igreja San Nicolas, Granada
No alto da torre da igreja de San Nicolas
Jardins da Mesquita de Granada
Jardins da Mesquita de Granada, com a Alhambra ao fundo
2. Bairro de Sacromonte

Outro bairro tradicional de Granada é Sacromonte. Com as casas instaladas em grutas (verdadeiras cavernas), é um local bem pitoresco. Tradicionalmente é conhecido como bairro cigano, e há muitos lugares onde se pode assistir a apresentações de flamenco. O local também tem sua história própria. Diz-se que foi formado a partir do século XVI, com a população judia e muçulmana que foi expulsa de suas casas após a reconquista. Se programar para assistir a uma apresentação de flamenco em Sacromonte é uma boa idéia.

Sacromonte, Granada
Casinhas no bairro de Sacromonte. Foto: Jorge Franganillo. CC 2.0.

Leia Também:
[content_band style=”color: #fff;” bg_image=”https://omiradouro.com.br/wp-content/uploads/2017/09/caceres-espanha-viagem-35.jpg” parallax=”true” border=”all” inner_container=”true”] [custom_headline style=”margin-top: 0;text-shadow: 1px 2px 2px rgba(0, 0, 0, 1); color: #FFFFFF;” level=”h3″ looks_like=”h2″]Cáceres: jóia escondida da Espanha[/custom_headline] [/content_band]

3.Centro histórico e Catedral

A Alhambra e os bairros tradicionais de Albaicín e Sacromonte seriam motivos suficientes para conhecer a cidade. Mas o encanto de Granada se espalha por todo o lugar. No centro histórico, tem a imponente Catedral. Bem ao lado, fica a Capilla Real, onde estão os restos mortais dos Reis Católicos, importantes monarcas do país, responsáveis pela construção do reino espanhol.

Catedral de Granada
Catedral de Granada

Saindo da Catedral, pode-se caminhar pela Carrera del Darro – bem no meio do vale – com a Alhambra a direita, e o bairro de Albaicín à esquerda. Passa-se pela Plaza de Santa Ana, que tem a igreja de San Gil e Santa Ana. Segue-se margeando o Rio Darro até o Paseo de los Tristes, onde tem uma bela esplanada para apreciar umas tapas com mais uma bela vista da Alhambra.  

Carrera del Darro, Granada
Carrera del Darro
Paseo de los tristes
Paseo de los Tristes: outro lugar sensacional para aproveitar umas tapas
4. Presença Árabe

Toda essa ligação com o passado árabe é explorada na cidade. Há muitos lugares para se comer comida árabe, além das famosas teterias, as casas de chás no estilo do norte da África. Juntamente com os detalhes árabes na arquitetura da cidade, os restaurantes, casas de chás e lojas no estilo, acabam deixando a cidade com uma personalidade própria, sem é claro, fugir da forte cultura espanhola.

restaurante árabe granada
Comidinhas árabes por toda a parte!
teteria granada
Que tal uma pausa para um chazinho em uma das teterias locais?

Quando e como ir?

Granada pode ser muito quente no verão, o que dificulta muito os passeios pela tarde. Por isso, o melhor seria tentar evitar os meses mais quentes, de julho e agosto. Apesar de não ser uma cidade muito grande, seria uma pena deixar pouco tempo para conhece-la. Uns 3 dias seriam suficientes para ver tudo com calma, e aproveitar bem a cidade. Como fica na região da Andaluzia, pode ser facilmente encaixada em um roteiro junto a outras belíssimas cidades da região, como Córdoba e Sevilha. A cidade tem um pequeno aeroporto com vôos diários de Madri, mas o ideal mesmo é percorrer toda a região da Andaluzia. Tem boas conexões entre as principais cidades de ônibus, e também se pode alugar um carro para conhecer as pequenas vilas do interior.

 

Sobre o autor: Nuno Coimbra Mesquita é amante de vistas. Do alto se enxerga mais longe, se aprecia a paisagem e refazem-se os planos. Numa vida passada foi cientista político, com doutorado pela Universidade de São Paulo.

 

 

2 respostas

  1. Excelente matéria. Que tour maravilhoso. Vi a Plaza de Santa Ana, que, segundo minha avó, foi de onde foi tirado o nome dela. Vou mostrar para ela. Ela vai amar! Obrigada!

Deixe um comentário